PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL DAS ACADEMIAS MAÇÔNICAS DE LETRAS – AMLMS

 

LOGO I ENAML

A Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul (AMLMS) promove o I Encontro Nacional de Academias Maçônicas de Letras em Corumbá/MS, em 21 e 22 de setembro/2018, com patrocínio do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Cidadania, e com apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá (Capital do Pantanal) e das três Potências Maçônicas do Estado.

O Encontro tem como finalidade discutir políticas públicas de cultura que englobem todas as Academias Maçônicas de Letras do Brasil, visando encontrar soluções após uma ampla discussão e, por fim, a elaboração de ações expostas no grande painel que apontem a harmonização das práticas culturais, viabilizando o fortalecimento das políticas públicas de cultura praticadas entre as instituições, por meio de intercâmbios culturais de nossas Academias.

Faz-se necessário colaborar, em princípio, com a integração dos nossos irmãos maçônicos, reunidos e congregados em suas Academias Maçônicas de Letras em todo o território nacional.

Devemos nos unir em torno de boas políticas, para que possamos alcançar êxito em uma política cultural voltada aos reais interesses de nossa sociedade. Portanto, necessariamente se faz mister nos aproximarmos de bons políticos, notadamente de nossos Irmãos que exercem cargos públicos.

Serão apresentadas as seguintes propostas: políticas públicas de cultura voltadas para cada estado brasileiro; aprovar leis federais, estaduais e municipais que possam financiar a cultura; participação individual dos membros através da elaboração de projetos. Cada Academia Maçônica precisa: aproximar-se dos bons políticos e oferecer sua participação; articular e viabilizar emendas parlamentares para realizar projetos das Academias; estreitar relacionamentos com seus representantes políticos (senadores, deputados, governadores, prefeitos e vereadores) para viabilizar fomentos à cultura; participar dos empreendimentos culturais de seus estados, como por exemplo os Fundos de Investimentos Culturais; incentivar seus membros a se especializarem na confecção de projetos culturais, maximizando a possibilidade de captação de recursos e minimizando possibilidades de erros.

É responsabilidade também de cada AML: incentivar a integração cultural, propiciando aos acadêmicos a oportunidade de lançamento de livros fora do seu estado, criando uma agenda nacional de grandes eventos (para tanto, cada entidade ficará responsável por fazer o levantamento dos autores que possuem obras publicadas); criar um jornal para publicação de obras e artigos dos próprios confrades, possibilitando o enriquecimento lítero-cultural dentro e fora do meio acadêmico, no seio da sociedade; criar um festival de poesia, incentivando a participação de todos, com teatralização e declamação; propor a criação de uma Confederação Nacional das Academias Maçônicas de Letras do Brasil.


Guimaraes Rocha - Fotos - Beca - ACMLTMS - 06


O Presidente da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, Antônio Alves Guimarães (Guimarães Rocha), estima que será uma grande oportunidade de debate conceitual e reflexões importantes de políticas públicas para elevação dos destinos de nossas academias.

 


Venha debater a política cultural para nossas academias!

PROGRAMAÇÃO

21 e 22 de setembro de 2018
Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá
Rua Domingos Salib, nº 570 – Porto Geral.
Corumbá-MS, capital do Pantanal!

Maiores informações:
www.amlms.com.br

CADASTRE-SE:
www.amlms.com.br/cadastro

__________________
Antônio Alves Guimarães (Guimarães Rocha)
Presidente – AMLMS

José Resina Fernandes Júnior
Relações Públicas – AMLMS

 


20 ANOS AMLMS        ok-apoio I ENAML

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.