Lançamento do Livro “Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense”

O poeta e escritor Antônio Alves Guimarães (Guimarães Rocha) estará lançando o seu livro “Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense”, em sua segunda edição pela Life Editora, financiado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais) da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania do Estado de Mato Grosso do Sul. O lançamento será realizado no dia 13 de dezembro de 2018, às 19h30 a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – MS.

A obra revela o grande amor do autor pela literatura sul-mato-grossense, e tem como foco os autores da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da qual ele faz parte e ocupa a cadeira número quatro, tem como patrono Joaquim Duarte Murtinho. Antônio Alves Guimarães, conhecido como Guimarães Rocha, é professor formado e pós-graduado em Letras e autor de 23 livros de poesia, filosofia e história em prosa. Reside em Campo Grande mas é reconhecido nacionalmente por diversos feitos artístico-literários, dentre eles a apresentação e declamação pública (no Teatro da Universidade Católica Dom Bosco), durante 15 horas ininterruptas, da Coleção Recorde, composta de 15 livros poéticos de sua autoria, feito premiado e reconhecido pelo RankBrasil.

Guimarães Rocha atualmente preside a Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul e foi o idealizador do Primeiro Encontro Nacional de Academias Maçônicas de Letras, evento que começa a discutir nacionalmente a importância das Academias Maçônicas para a cultura brasileira, com propostas práticas e ações firmes dentro das políticas públicas. O livro “Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense” analisa e interpreta as obras mais destacadas da literatura de Mato Grosso do Sul, com responsabilidade e método, contribuindo poderosamente para que os autores sejam conhecidos não somente no Estado como além das fronteiras estaduais.

O escritor José do Couto Vieira Pontes, membro fundador da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e responsável por prefaciar a obra, afirma: “Guimarães Rocha foi realmente muito feliz ao traçar o perfil dos escritores, poetas, ensaístas e historiadores de nosso querido Mato Grosso do Sul, fazendo-o com substanciosa análise de nossas características regionais, de tal modo que ‘Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense’ será agora e sempre um roteiro seguro para o estudo e conhecimento dessa arte primeira”.

Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense  2ª Edição

Uma construção que nos faz tocar estrelas

Esta obra de Guimarães Rocha é uma sondagem reveladora.
Um arranha-céu ornamentado por uma constelação de ilimitados valores. A Literatura, um choque de sonho e de razão.
O céu está aí o tempo todo, ainda se esses ninhos de estrelas prosseguissem aparentemente ignorados por algum olhar. A árvore carrega e frutifica, forra o chão e se mantém generosa sem contar se o passante saberá colher.
O tempo está carregado. Será que vai chover? Do chão o milagre brota sem cessar, alimentando a nossa vida. Este livro é um banquete e os frutos são de variado sabor. Cada qual com sua grandeza. Qual será o maior, ou melhor? Dependerá do paladar e do viés da visão.
O autor aqui homenageia valores que se reuniram à luz da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Em memória e em atividade no corpo físico. Céus tenebrosos, manhãs de sol, transcendental licor.
Guimarães Rocha é uma das grandezas. Fruto maduro, sal da Terra.

Gutemberg Honorato de Moura
Jornalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.