ESCRITOR NA ESCOLA

RECOMPONDO A HISTÓRIA DO POETA GUIMARÃES ROCHA, TRAZ O PROJETO “ESCRITOR NA ESCOLA” EM JUNHO DE 1988

Nota jornal O PROGRESSO – Dourados-MS, Sexta-feira, 17 de junho de 1988

Foi lançado ontem pela União Brasileira de Escritores – Seção de Mato grosso do Sul, o projeto o “Escritor na Escola”, no Município de Fátima do Sul, abrangendo Culturama e Vicentina. O presidente da UBE, o escritor Guimarães Rocha, fica até hoje à tarde na cidade Favo de Mel.

O “Escritor na Escola” já foi implantado em Dourados, Amambai, Dourados, Corúmba e, alguns estabelecimentos de ensino de Campo Grande, como uma tentativa de valorizar o escritor regional e a literatura feita em Mato Grosso do Sul.

Segundo relatório da Secretaria Municipal de Educação de Dourados, é muito importante o contato dos escritores com os alunos; e, segundo alguns da Escola CIEC de Corumbá, “falar com o autor é fundamental, e nos tira da monotonia de apenas ler a obra, é um complemento ideal”.

Outros estudantes consideram que, conversar e ouvir o autor, “é como participar do livro, a gente tem vontade de escrever também”. Com a repercussão do projeto, o poeta sul-mato-grossense, e presidente da União Brasileira de Escritores, Guimarães Rocha, disse ao ouvir esses depoimentos, que, “sentimos que o “Escritor na Escola”, graças aos esforços de nossos escritores, aliados a vontade dos professores em propiciar algo de novo e dinâmico para seus alunos”.

OBJETIVOS

Segundo Guimarães Rocha, os objetivos principais do projeto o “Escritor na Escola”, são: possibilitar o contato de alunos de escolas estaduais e municipais com escritores e poetas, dando-se enfoque a literatura regional; possibilitar aos escritores atividades de exposição dos trabalhos, conhecimentos, além de uma situação de contato com a massa crítica, repassar aos professores, nas áreas de comunicação e expressão, um índice de autores regionais, com respectiva, sínteses de obras publicadas: incentivar aos professores e ver, nas obras de autores do nosso Estado, motivo de suas lições, tornando mais atraente as aulas, com a presença de escritores e poetas; e também identificar alunos, com aptidões as letras, incentivando-os para prática da literatura.

Nota jornal O PROGRESSO – Dourados-MS, Sexta-feira, 17 de junho de 1988 – pagina2

2 comentários em “ESCRITOR NA ESCOLA

  1. Parabéns amigo poeta Guimarães Rocha. Vc. realmente é uma preciosidade do nosso estado. Sua luta serve de exemplo pra todos nós. Que Deus te abençoe sempre.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Grande poeta Guimarães Rocha, verdadeiro ícone da cultura sul-mato-grossense. Figura impostergável que trago na retina dos olhos e no carinho do coração. Parabéns pelo seu incansável trabalho…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.