PROFESSOR DESENVOLVE ENSINO DA POESIA NA ESCOLA

Nota jornal CORREIO DO ESTADO – Campo Grande-MS, 12 de abril 1995

O professor de Língua Portuguesa, Literatura e Educação Artística, Antônio Alves Guimarães (Guimarães Rocha), também escritor e poeta, está executando nas escolas um projeto de sua autoria em que o aluno aprende a desenvolver e estruturar poesia a partir da própria criatividade. A iniciativa faz parte da contribuição de Guimarães Rocha à União Brasileira de Escritores (UBE/MS), que mantém o “Plano de Literatura nas Escolas”.

O experimento teve inicio no ano passado (1994), quando o professor passou a “trabalhar poesia” juntamente com educandos da Escola Dr. Arthur de Vasconcellos, no Conjunto Est5rela do Sul. Este ano (1995) a ação que está sendo intensificada pelo poeta, que está estabelecendo um calendário de atuação, a abranger, entre outras, as escolas José Maria Hugo Rodrigues e Padre João Greiner.

Na palavra do professor-poeta, a proposta não traz a presunção de ensinar poesia. “Poesia não se ensina. Ela, quando verdadeira, brota espontânea do nosso Eu profundo”. Entretanto expõe Guimarães, “trazida a ideia criativa ao plano concreto, surge a necessidade da técnica, a fim de que todos possam usufrui-la em plenitude”. Aí o cuidado com a escrita surge imperioso, a estruturação do texto em padrões estéticos, a noção de fronteira sutil que existe entre “licença poética e desrespeito à língua.

O Plano Literatura nas Escolas reúne os projetos “Conheça o escritor de MS e leia suas Obras” e “O Escritor na Escola”. Com a inclusão do projeto “Aprendendo sobre Poesia”, Guimarães entende as bases para uma nova perspectiva de ensino estão completas e lançadas, “bastando o apoio de todos os órgãos ligados à educação para que o aprendiz obtenha da escola algo mais que clichês, despertando para a criatividade”.

Nota jornal CORREIO DO ESTADO – Campo Grande-MS, 12 de abril 1995

………………………………………………………………………………

GUIMARÃES ROCHA – POETA E ESCRITOR
União Brasileira de Escritores – MS
Academia Maçônica de Letras – MS
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Academia de Literatura e Estudos de Corumbá-MS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.