ELPÍDIO REIS | RECOMPONDO A HISTÓRIA DOURADOS, FEVEREIRO 1983
Tomei conhecimento, aqui no Rio, de que a Associação de Escritores Novos – AEN, com sede em Dourados, realizaria a I NOITE DE POESIAS de Ponta Porã.
Para levar aos jovens que integram o grupo o meu apoio, lá fui eu.
Encantei-me com o que os moços de Dourados me proporcionaram em termos de poesia. Raras vezes vi jovens tão animados e dignos de atenção. É que se propõem esses moços, a levar gratuitamente a todas as cidades de Mato Grosso do Sul, e já deram a luminosa partida – um pouco arte poética, “acompanhada de outras manifestações intelectuais do ser humano”, como a pintura, escultura, fotografia etc. Daí as NOITES DE POESIA.
Numa época em que, no mundo todo, milhões de jovens estão seguindo os mais desencontrados caminhos, é confortador e gratificante ver-se jovens como desse grupo de Dourados cuidando de artes, a começar pela poética, manifestação de sentimentos de que a humanidade está mais que nunca necessitando, não sendo demais dizer-se que as criaturas de hoje estariam correndo em melhores trilhos se, individualmente, em todas as idades, estivessem vivendo estado de espírito voltado para o amor e para a poesia.
Com efeito, o amor, que no dizer de Miguel Ângelo “é a asa que Deus deu à alma para acender ao infinito” encontra na poesia sua maior ardente manifestação. Pois é sabendo dessas coisas e com o mais puro idealismo que moços e moças de Dourados deram início a uma jornada poética, sendo ainda registrar-se que o movimento apresenta positiva parcela cultural, já que poesia, pintura, arte dramática se constituem sempre em instrumento de mensagens de cultura. Daí a importância que tais instrumentos merecem.
Pelo que presenciei, por ocasião da I NOITE DE POESIA de Ponta Porã, sou levado a aconselhar que as Prefeituras Municipais onde os integrantes AEN aportem para as NOITES DE POESIAS lhes deem apoio material, como por exemplo, sala, alto-falante e poucas coisas mais e que o povo compareça levando apenas mãos livres para as palmas que eles bem merecem.
Rio, 02/02/83

………………………………………………………………………………

GUIMARÃES ROCHA – POETA E ESCRITOR
União Brasileira de Escritores – MS
Academia Maçônica de Letras – MS
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Academia de Literatura e Estudos de Corumbá-MS