O Poeta

Antonio Alves Guimarães

• Poeta e Escritor;
• Professor de Literatura por 18 anos;
• 23 livros publicados;
• Mais de 900 poesias;
• Presidente da Academia Maçônica de Letras de MS;
• Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras;
• Membro Fundador da União Brasileira de Escritores (UEBE/MS);
• Membro da Academia de Literatura e Estudos de Corumbá/MS.

Guimarães Rocha

Guimarães Rocha é professor de literatura e tem se destacado no cenário cultural de Mato Grosso do Sul.  Membro fundador da União Brasileira de Escritores/MS; membro efetivo da Academia de Literatura e Estudos de Corumbá; ocupa a cadeira número 4 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, cujo patrono é o renomado pensador Joaquim Duarte Murtinho. Quando foi presidente da União Brasileiro de Escritores/MS, idealizou “A Noite de Poesia”, em Campo Grande/MS, que foi ampliada para Noite Nacional da Poesia. Possui o firme propósito de que “o mundo precisa de mais poesia”.

 Guimarães afirma-se no Estado com o projeto “A Arte de Ler e Escrever/MS”, amplamente efetivado, e com convicção assevera que haveremos de continuar o processo evolutivo de educação, deseja levar mais cultura e arte para todo MS e os princípios da Academia e da Arte Real.

O poeta e escritor foi eleito presidente da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, sábado (28 de outubro de 2017). Com o Lema: “Viver com alegria pelo prazer de servir”, É titular da cadeira 13, que tem como patrono o renomado escritor e intelectual Rui Barbosa. Formado em Letras pela Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso, hoje, Universidade Católica Dom Bosco

Com o escopo de dar continuidade aos projetos existentes na Academia Maçônica de Letras/MS, o novo presidente pretende aproximar a referida instituição da sociedade sul-mato-grossense, despertando o interesse da arte real, e propiciar o gosto e o prazer pela leitura.

Com objetivos de fortalecer ainda mais a AML/MS, criará um programa de palestras nas escolas, no quão dará oportunidade aos acadêmicos de mostrarem o real valor da instituição, com aproximação da comunidade educacional e estudantil.

Tem ação cultural intensa e já escreveu 24 livros: Coleção Recorde, composta de 15 tomos: (1: Dante Vive; 2: Amor; 3: Sonho;  4: Cidades que Eu Amo; 5: Desconhecido Pantanal;  6:  Luz; 7: Saudades;  8: Viver é Luta; 9:  Encanto;  10 : O Policial e o Poeta; 11: Rio; 12: Contrastes; 13: Mofo; 14: Geração Iludida (escrito em 1983,  transformado e reeditado em 2001 em Reconstrução); 15: Transformação –  o Livro) ;  16: Moral da Idade Média no Terceiro Milênio” (filosofia em forma de tratados, prosa e verso, 2005); 17: Coronel Adib – A história (2007), o qual em 2015 foi relançado em segunda edição; 18: Ética na Polícia Militar: Uma Questão Moral (parceria com o TCPM Paulo Rogério de Carvalho); 19:  Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense (2011); 20: Momentos Solenes de uma Voz Engajada (Discursos Públicos);  22: Existência (Inédito);  23: Virtudes (poesia 2013); 24: A Filosofia da Bola (lançado em Mato Grosso do Sul e Brasília/DF).

Guimarães Rocha é fundador da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, à qual presidiu e ocupou diversos cargos em várias gestões. A origem da entidade remonta o ano de 1985, quando o poeta participou do 2º Congresso Brasileiro de Escritores, com oito dias de encontros e debates. Em 1986, organizou realizou o 1º Encontro de Escritores em MS, com a presença do Escritor Ricardo Ramos (Presidente da UBE/SP), organizou também o Segundo Encontro de Escritores de MS, com presença ilustre do Escritor Thiago de Mello entre outros na cidade de Corumbá-MS, que consolidou a instituição. Guimarães Rocha também idealizou e deu execução ao projeto Noite da Poesia, cuja realização anual se transformou em Lei Municipal e integra o calendário oficial de Campo Grande/MS, com evolução para Noite nacional de Poesia. Professor de Literatura brasileira, com 18 anos de experiência.

Foi também contemplado com dois troféus do “RankBrasil”: “Maior número de livros poéticos lançados simultaneamente (Livro dos Recordes Brasil 2012)”, “ Maior tempo ininterrupto declamando poemas de autoria própria sem repetições (Livro dos recordes 2012)” Presente no site: http://www.rankbrasil.com.br.  Lançou a coleção Virtudes em cartão postal poema com 21 exemplares. Atualmente vem desenvolvendo o projeto “Exaltar as Virtudes Humanas” com base no livro “Virtudes” que foi lançado em Bonito, Campo Grande – MS, Brasília – DF, com patrocínio do FIC-MS ( Fundo de Investimentos Culturais), através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

ACOMPANHE O POETA

faceinsta